mulher de casacoOutros métodos de proteção solar foram cientificamente construídos com a intenção de aumentar a defesa do consumidor.

Tecidos de alta tecnologia são fabricados com dióxido de titânio e já fazem parte das ferramentas de proteção de algumas pessoas. A indústria têxtil já disponibiliza no mercado esse novo tipo de roupa.

São comercializadas: roupas, bonés, viseiras, chapéus, luvas, maiôs, saídas de praia e guarda sol. Todas elas fabricadas com muita sofisticação e estilo, oferecendo conforto e proteção solar, pois são confeccionadas com fios sintéticos (poliamida), não incomodando nos dias ensolarados.

Existem algumas roupas que o FPS pode chegar a 100, comparando-se à um excelente bloqueador solar. Mesmo após várias lavagens, a substância não sai da roupa, pois um aditivo é inserido no fio durante o processo de fabricação. As roupas também possuem uma ação que evita a proliferação de bactérias, sem alterar o equilíbrio natural da flora bacteriana da pele.

Roupas com Protetor Solar

De origem australiana, precisamente em 1996, a fabricação de tecido com proteção solar foi desenvolvida como um método para reduzir os índices gravíssimos de problemas dermatológicos ocorridos no país.

Por possuir, em sua maioria, habitantes de pele clara e, pela intensa radiação solar, essas medidas foram necessárias, pois a reflexão sobre os efeitos nocivos dos raios tornou-se uma prioridade. Então, para medir o nível de proteção proporcionado pelas roupas, a Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear, ARPANSA, foi responsável por desenvolver uma regra que permitisse a medição do FPS dos tecidos, variando entre 30, 40, 50 ou mais.

Algumas empresas, como a Sun Cover e UV Line, são especializadas na produção desse tipo de tecido para pessoas que, por falta de possibilidade ou desejo de usar o creme protetor, prefiram a comodidade da roupa.

UV Line

É uma empresa brasileira conhecida por desenvolver roupas e acessórios que bloqueiam 98% do raios UV. Uma das primeiras a desenvolver produtos com essa tecnologia na América Latina. Os produtos são fabricados no Brasil e testados rigorosamente na Austrália.

Pelo fato de não existir nenhuma empresa que trabalhasse no ramo de proteção solar têxtil, e por alguns dermatologistas prescreverem acessórios estrangeiros para seus pacientes, no ano de 2003 nasceu a UV Line.

Baseada em pesquisas tecnológicas, a UV Line pode oferecer aos brasileiros um produto de altíssimo nível e que pudesse satisfazer o consumidor com produtos acessíveis e eficazes na prevenção de manchas e envelhecimento de pele.

Proporcionando liberdade à clientes que possuem doenças de pele, a empresa ultrapassou o conceito ligado restritamente à saúde e ampliou seu leque de opções para o campo da moda.

Itens modernos, elegantes e sofisticados foram criados para atender a demanda de uma clientela que prezasse não só pela saúde, mas também pelo próprio visual. Houve uma ampliação de perfis, atendendo desde crianças a esportistas e idosos.

A empresa consolidou-se e conquistou um extenso cenário na confecção de proteção solar têxtil entre países como a Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá.

O fator de proteção ultravioleta das roupas UV Line, testadas pela ARPANSA, garante um bloqueio de 98% dos raios UVA e UVB, ou seja, um FPU (Fator Proteção Ultravioleta) maior que 50.

Composição dos Tecidos: Dióxido de titânio, responsável por proporcionar uma proteção contra a radiação ultravioleta e o algodão, que ao receber um tratamento com tinturas, onde é aplicado um aditivo capaz de absorver os raios, transforma o tecido de 5 a 10 FPU para mais de 50 FPU. Os designs dos produtos também favorecem a proteção por serem fabricados com uma modelagem ampliada e larga, garantindo a cobertura máxima da superfície da pele. Todos os acessórios e roupas são fabricados com ação antimicrobiana, controlando a proliferação de bactérias e mau cheiro.

Sun Cover

A Sun Cover é outra empresa brasileira especialista no desenho e preparo de tecidos de qualidade que protegem a pele. Com experiência de 12 anos na área de confecção e assessoria médica dermatológica, desenvolve tecidos altamente testados, com design sofisticado e muito conforto para pessoas que necessitam de proteção solar e tranquilidade. Suas roupas também estão de acordo com a regulamentação da ARPANSA.

Uma das vantagens do filtro solar têxtil sobre o comercialmente vendido em creme, consiste na efetividade de não ter que reaplicar o protetor no tecido, diferentemente do que ocorre no filtro solar convencional.

Apresenta também, roupas com FPU acima de 50, impedindo que 98% dos raios maléficos atinjam a pele.

Segundo o site da Sun Cover, o grau de proteção que um tecido proporciona aos diversos efeitos danosos da luz solar é descrito pela sigla FPU, ou Fator de proteção ultravioleta.

Os dados são os seguintes:

FPU 10 – proteção moderada- 90 % de raios UV bloqueados

FPU 20 – proteção alta- 95% bloqueados

FPU 30 – proteção muito alta – 96,7% bloqueados

FPU 50 – proteção máxima- mais de 98% bloqueados

Alguns fatores como o desing, tipo, trama, cor e umidade influenciam no índice de proteção da pele.

Design – quanto maior for a parte coberta de pele, maior a proteção. São exemplos as mangas longas, golas altas, viseiras e chapéus de abas largas.

Tipo de tecido – A fibra utilizada na fabricação influencia substancialmente. As fibras sintéticas como o poliéster e a poliamida oferecem uma proteção (FPU 30) mais elevadas que as feitas com algodão.

Trama do Tecido – Quanto mais compacto e sem porosidade for o tecido, maior a proteção. Porém, mais incômodo de ser utilizado em dias ensolarados.

Cor do tecido – Quanto mais escuro o tecido, maior a proteção solar.

Umidade do tecido – Quanto mais seco, maior a proteção. A água presente nos espaços livres da fibra do tecido o torna mais permeável aos raios, diminuindo assim a capacidade de proteção. Isto é mais significativo quando são roupas feitas com algodão que demoram a secar. As fabricadas com poliamida, que secam rapidamente, são mais aconselháveis.

Atualmente, o uso das roupas fabricadas com filtro solar são altamente recomendadas por dermatologistas de todo o mundo.

maquiagem com FPS

Cosméticos com filtro solar

As empresas de cosméticos investiram bastante em novas linha de produtos com filtro solar. Alguns deles, como a base do rosto e batom, são indicados para peles intolerantes ao sol, que possuam manchas ou outras pigmentações.

São capazes de fornecer alta proteção contra os raios UVA e UVB, proporcionando 4 horas e meia aproximadamente, de fotoproteção. São compostos de pantenol que hidratam e possuem efeitos antioxidante. Previnem o ressecamento, a fragilidade e o fotoenvelhecimento.